Estamos diante de uma nova era e o que podemos enxergar é que os líderes acabam desempenhando um novo papel, atuando mais como facilitadores e agregadores do que como um tradicional chefe.

A transformação digital já é uma realidade e as empresas já deram o start em novas formas de administrar os negócios com o intento de dar conta da mudança de comportamento do mercado e do consumidor final. Hoje em dia já existe um novo termo para o modelo de gestão atual, a Gestão 4.0, que nada mais é do que uma administração que permite que as organizações interajam e trabalhem de acordo com as expectativas dos clientes, de modo a satisfazer suas necessidades por meio de uma boa experiência de compra.

A origem do nome deste novo conceito foi inspirada no termo da Quarta Revolução Industrial, que tem como base a convergência de tecnologias digitais, físicas e biológicas. tendo surgido junto à Indústria 4.0. Acredita-se que é necessário, para fazer uso desse tipo de gestão e andar lado a lado com as exigências competitivas do mercado, que os gestores sigam três premissas básicas: automatização do produto, integração de todos os setores do negócio e virtualização dos processos.

Desta forma, a priori, os gestores precisam tornar as máquinas independentes, criando ciclos mais rápidos, eficientes e precisos. Então, depois, a integração entre todos os setores da organização fará com que a comunicação entre eles melhorem e ainda haja uma redução no número de falhas na produção. E, finalmente, a virtualização dos processos tornará possível a análise de dados em tempo real, de forma que poderá acelerar o processo de tomada de decisão. Somente então, a partir daí, os gestores estarão prontos para executar a Gestão 4.0.

Já que o foco maior é no cliente, com a Gestão 4.0, os líderes acabam desempenhando um novo papel, atuando mais como facilitadores e agregadores do que como apenas um tradicional chefe. Então, dessa forma, o grande desafio para o gestor se concentra em entender seu próprio potencial e, sobretudo, o de sua equipe e conseguir criar um ambiente tecnológico que tenha a capacidade de extrair o melhor das habilidades de cada um. 

Sob a ótica da Gestão 4.0, as habilidades que oferecem um diferencial na hora de lidar com o cliente são as que envolvem capacidade de inovação, espírito empreendedor, curiosidade, criatividade, imaginação, inteligência social e inteligência emocional.

Todavia, as habilidades mencionadas, de forma geral, não servem apenas para obter um resultado melhor com o cliente final, mas também para a administração em si da Gestão 4.0, bem como a transformação digital. A mesma necessita de um comportamento com mais agilidade vinda dos gestores para a tomada de decisões em tempo real e de forma descentralizada. Com rápidas transformações, é imprescindível que os gestores saibam entender as demandas e as necessidades de sua equipe e clientes, respondendo a isso de forma rápida.

Portanto, podemos dizer que uma das maiores vantagens em adotar uma Gestão 4.0 nas corporações é a capacidade inovadora extraída dos líderes e os novos modelos de receita gerados. Por meio da automatização do produto, da integração de setores e da virtualização dos processos, os gestores conseguem obter mais tempo para focar em atividades específicas e gerar estratégias que agreguem valor à companhia e à experiência com o cliente, o que acaba aumentando a produtividade da equipe e a vantagem competitiva conquistada.

O que acontecerá em sua empresa ao adotar a gestão 4.0?

Quando sua empresa adota a gestão 4.0 

Com o surgimento da nova geração de consumidores com seus hábitos e desejos, o mercado viu-se na obrigação de adequar-se aos futuros consumidores. Dito isso, e com o olhar no mercado mais adiante, fizemos um post para que você consiga desde já entender como adequar seus negócios e preparar-se para o que está por vir. Confira o post: millennials: os consumidores do agora e do futuro

É chegada a hora de entender que rumo o mercado vai seguir para os próximos anos, para que possa se adequar o quanto antes. É fato que os hábitos dos consumidores estão cada vez mais ganhando destaque em todos os mercados e, por conseguinte, influenciando o modo como as empresas administram seus negócios, criando um modelo de gestão para dar conta dessa mudança de comportamento. 

O conceito da Gestão 4.0 nasce da necessidade que consumidores têm de falar e interagir com fornecedores de produtos e serviços. Esse estilo de administração faz com que as companhias interajam e trabalhem de acordo com as expectativas dos seus clientes.

A partir da Gestão 4.0, o conceito omnichannel passa a fazer parte das diferentes áreas da organização – do desenvolvimento de produtos à entrega. Diante dessa situação, as companhias precisarão, mais do que nunca, conquistar os consumidores oferecendo atendimentos impecáveis, customizados e proativos.

Para dar início a tudo isso, o primeiro passo é aderir de vez à Transformação Digital. Ao contrário da crença generalizada, essa será uma condição obrigatória para os negócios continuarem em condição de competição no mercado. 

Segundo a pesquisa “Be the New Digital Enterprise”, desenvolvida pela Accenture, as corporações que abraçam a Transformação Digital são 26% mais lucrativas do que as que não optam pela modernização do negócio. Ainda de acordo com o estudo, os principais executivos mundiais estimam que os recursos atrelados a esse movimento podem injetar US$ 100 trilhões na economia global na próxima década. 

Tal mudança corporativa altera o modelo de atuação, que inclui a maneira como os produtos e serviços são criados, assim como a abordagem e a fidelização dos consumidores, exigindo que se leve em consideração os potenciais clientes do futuro. Entender os consumidores é uma grande alternativa para o sucesso.

De acordo com dados da revista Fast Company, a geração Z representa 40% dos consumidores atuais. Considerados digitais, esses clientes que nasceram a partir de 1994 são os que mais cobrarão de companhias mudanças condizentes com a era digital e exigirão atendimento de extrema qualidade, relacionamento próximo e produtos personalizados para suas necessidades e seus interesses.

Assimilar essas informações é fundamental para executivos efetivamente adotarem a Gestão 4.0. Se não compreendido corretamente, o processo de modernização pode trazer ainda mais dificuldades ao modelo de negócios. Torna-se, portanto, crucial compreender as tecnologias que serão envolvidas no processo, e como elas poderão suprir as exigências dos clientes, antes mesmo de iniciar a transformação.

Outra vantagem da Gestão 4.0 é a possibilidade de desenvolver capacidades inovadoras e novos modelos de receita. Transformar os processos, as funções específicas, o atendimento ao cliente, as experiências e habilidades é uma das formas de melhorar e fazer as companhias evoluírem. Tudo, claro, depende do tipo de serviço prestado, das características do setor, das peculiaridades da área, das exigências dos consumidores e de toda a cadeia de produção e distribuição.

O que vai determinar se uma empresa está gerando valor ou não são as novas fontes de receita a serem geradas pelo negócio. Esses avanços podem ser alcançados a partir de inovações que revolucionem a qualidade dos serviços e produtos oferecidos aos clientes. Adotar efetivamente a Transformação Digital e passar a atuar no modelo de Gestão 4.0 pode ser o diferencial para garantir o sucesso das empresas. A tecnologia e os serviços já estão disponíveis. Só resta saber quando iremos implementá-los.

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