Com a crescente necessidade das organizações de reduzir seus custos de computação, transferindo custos de infraestrutura e de pessoal para empresas que administravam tudo por elas de forma mais barata, nasce a necessidade de terceirizar, com mão de obra qualificada, o setor de TI. 

Se havia alguma dúvida de que a transformação digital seria uma necessidade extrema para o avanço no crescimento das empresas, essa dúvida ficou para trás. 

Nos encontramos em uma época atípica, pois a pandemia originada pelo covid-19 trouxe à tona o quão é importante a capacidade de aplicar e estender criativamente a TI de maneiras que as diferenciem dos concorrentes para ter sucesso empresarial. 

Todavia, sabemos que nem mesmo as maiores organizações de TI podem lidar com a vasta gama de opções que os serviços em nuvem apresentam. Portanto, a terceirização é uma ótima opção para impulsionar o crescimento dos negócios, experiência do cliente e interrupção competitiva.

O outsourcing de TI, sem dúvidas, é estratégico e transformador. É importante mencionar que a migração para a nuvem, por exemplo, é um processo complexo e necessário, que quase toda empresa enfrenta. A migração abrange a avaliação das principais competências para determinar quais aplicativos são melhor gerenciados internamente e quais podem ser transferidos para a infraestrutura em nuvem ou licenciados como um serviço.

A ideia do outsourcing de TI é definitivamente um bom investimento, já que, ao terceirizar estrategicamente partes do processo, as empresas podem aproveitar a experiência de parceiros que facilitaram centenas de migrações para outros clientes.

Os compromissos podem durar apenas alguns meses ou podem persistir indefinidamente; essa decisão é motivada pelo crescente consenso de que as organizações devem fazer o que fazem de melhor e terceirizar o resto.

Diantes dos acontecimento, é a necessidade de uma rápida mudança para o trabalho remoto que tem mantido as equipes de TI ocupadas, destacando a terceirização como peça fundamental de qualquer resposta a um evento externo. 

À medida que as organizações ajustam a infraestrutura e o software para conectar os trabalhadores, estão reconsiderando os papéis e funções. Neste momento, abrem-se questionamentos, dentre tantos. Mas um que julgamos extremamente importante é: Deve-se dedicar todo o seu tempo e recursos à conexão de trabalhadores remotos para que eles possam executar tarefas rotineiras que poderiam ser terceirizadas? Talvez seja hora de reavaliar.

Portanto, é justo lembrar que a classificação dessa rápida transformação envolverá vários fornecedores, parceiros, consultores e provedores de serviços gerenciados, todos necessários para navegar na transição atual e preparar o cenário para o sucesso futuro. 

Levantando todas essas questões, é importante lembrar que a intenção é transformar a maneira como uma empresa gerencia seus ativos e força de trabalho e possibilitar a colaboração entre seus funcionários.

Se essas novas relações comerciais são chamadas de terceirização, parceria, fornecimento ou outra coisa, não importa. A prática da terceirização é uma forma nova e dinâmica de resolver questões como focar mais no core business da sua empresa e deixar que os profissionais especialistas da área de TI façam esse trabalho por você.

A Pasquali Solution é uma empresa B2B com core business em alocação de profissionais de TI. Estamos no mercado de tecnologia da informação há quase duas décadas. 

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