O nosso post de hoje fala sobre formas de se adequar cada vez mais às inovações do mercado de trabalho, ser um profissional que consegue lidar com as diferenças não só culturais, mas, sobretudo, que pode destacar-se em meio a tantas mudanças. 

A transformação digital, Indústria 4.0, entre outras ondas que estão trazendo transformações significativas para o mercado de negócios, nos mostram que devemos aprimorar nossos conhecimentos para podermos fazer a diferença no mercado de trabalho. 

E a pauta de hoje pode te mostrar como se tornar uma pessoa melhor e como lidar com tantas mudanças ao mesmo tempo. 

Vamos conferir?  

Você sabe o que é inteligência cultural? 

A Inteligência Cultural é a capacidade de respeitar e se adaptar às interações com pessoas de culturas diferentes e usar essas distinções a favor da construção de uma relação produtiva. De forma geral, essa habilidade é composta por quatro componentes: um fator motivacional, um fator cognitivo, outro metacognitivo e um fator comportamental.

O fator motivacional está ligado à sua vontade de conhecer e interagir com as diferenças. Aceitar a diversidade não é apenas “tolerar” lidar com gêneros, cores, culturas ou orientações sexuais distintas, mas, principalmente, ter interesse e se abrir genuinamente para ideias, culturas e histórias de vida diferentes da sua.

O fator cognitivo diz respeito às normas de outra cultura. Você sabe como se comportar com pessoas de outras culturas segundo suas normas sociais? Pesquise quais são os países e regiões que mais compõem a diversidade da sua empresa e estude seus costumes, principalmente sobre como se relacionam e atuam no mercado de trabalho.

Por exemplo, os americanos tendem a ser mais objetivos nos e-mails e isso não significa que não queiram se conectar a você. É apenas um costume comportamental.

O componente metacognitivo é a habilidade de consciência transcultural, que é a capacidade de “interpretação de texto” – a compreensão das ideias dos outros a partir da sua própria cultura.

Esse fator requer apenas que você pare e escute,ou leia algo com atenção plena e saiba absorver corretamente a mensagem passada, independentemente se é trazida em outro idioma, formato ou com expressões populares regionais.

Para uma comunicação assertiva, também é importante que você sempre pergunte, caso não tenha entendido algo, e mesmo que acredite ter compreendido, valide as informações para não haver falhas de execução no trabalho que estão fazendo juntos.

O fator comportamental fala sobre nossa capacidade de adaptação e respeito aos costumes de outra cultura como, por exemplo, não cumprimentar com um beijo no rosto os profissionais de países que não têm o contato físico como costume comportamental.

É importante mencionar que é imprescindível estudar as culturas com que você se relaciona durante a sua jornada profissional. Dessa forma, além de evitar gafes desconfortáveis, a outra ponta se sente valorizada, respeitada e há mais chances de, naturalmente, gerar conexão profissional entre vocês.

Assine nossa newsletter e fique por dentro do que acontece acerca do mundo dos negócios e entretenimento. 

A criatividade é a nova produtividade no trabalho

Infelizmente o modelo tradicional de ensino, não só no Brasil como em vários outros lugares do mundo, bloqueou nossa criatividade nos fazendo crer que o conhecimento sempre está no outro. Podemos dizer até que no lado de fora, com um professor, por exemplo e, de fato, nunca na nossa capacidade de desenvolver um conteúdo e chegarmos às nossas próprias conclusões. 

A inovação e a criatividade são elementos essenciais para a construção de uma carreira sólida e, atualmente, são reconhecidas como base dos talentos ágeis os profissionais mais buscados pelo mercado de trabalho.

Estamos em um nova era, a da tecnológica, que irá apresentar desafios nunca visto antes e que, de fato, propõe que estejamos preparados para nos mantermos atentos para encontrar novas respostas através do pensamento crítico e de linhas de raciocínio disruptivas e inovadoras.

Criatividade é solução.

Novas ideias, projetos e pensamentos são a imaginação em movimento, mas apenas a criatividade é quem traz a imaginação para a vida prática e a transforma em uma ação efetiva. 

A Pasquali Solution é uma empresa do nicho B2B que tem core business em alocação de profissionais de TI. Contamos com uma vasta cartela de soluções para seu negócio. 

Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas de como podemos fazer seu negócio crescer de forma exponencial. 

Write A Comment