Devemos dizer que a transformação digital não deve ser encarada como uma estratégia de apenas cunho técnico. As preferências dos clientes, o poder de compra e a lealdade precisam ser o catalisador que impulsiona qualquer estratégia de transformação digital. A inteligência artificial entra fornecendo insights significativos que motivam as empresas a mudarem. 

Louis Columbus, Diretor da empresa de software IQMS, do grupo Dassault Systèmes, afirma em sua coluna na Forbes que as histórias e os dados do cliente são essenciais para que as estratégias de transformação digital sejam bem-sucedidas, pois uma boa história de cliente mostra como essa reformulação pode aproximar o negócio de seu público-alvo.  

Segundo Columbus, os projetos de transformação digital mais bem-sucedidos são conhecidos pelas centenas, senão milhares, de histórias de clientes bem-sucedidos que eles geram. 

Com a disseminação da pandemia, surgiram alguns problemas totalmente novos para os clientes que a transformação digital precisa se destravar para solucionar. Para resolvê-los, Columbus sugere que o líder se baseie em dados sólidos e insights orientados por IA. Quanto melhores os dados e insights, mais poderosos os resultados do cliente. 

Segundo artigo de Columbus, seguem as dez maneiras pelas quais a IA pode melhorar a taxa de sucesso da transformação digital: 

Algoritmos certeiros 

  • A IA está ajudando a definir com mais precisão as preferências e necessidades dos clientes, levando a personas mais precisas que orientam os projetos de transformação digital desde o início. As organizações mais bem-sucedidas nas iniciativas de transformação digital podem ver rapidamente melhorias nas taxas de fidelidade e satisfação do cliente, com base em uma personalidade mais bem definida.
  • Usando a IA para entender melhor o cliente, as personas precisam ser a base de qualquer iniciativa de transformação digital. Os usos mais avançados da IA para o desenvolvimento de personas combinam preferências de marca, evento e produto, dados de localização, conteúdo visualizado, histórico de transações e, acima de tudo, preferências de canal e comunicação. 
  • Os algoritmos baseados em IA estão possibilitando a criação de modelos de propensão por persona e são inestimáveis para prever quais clientes agirão em uma oferta de pacote ou preço. Por definição, os modelos de propensão dependem de análises preditivas, incluindo machine learning (ML), para prever a probabilidade de um determinado cliente agir com uma oferta de pacote ou preço, campanha por e-mail ou outra frase de chamariz que leve a uma compra, upsell ou venda cruzada. Os modelos de propensão provaram ser muito eficazes para aumentar a retenção de clientes e reduzir a rotatividade.  
  • Estruturas de transformação digital centradas no cliente e baseadas na IA são essenciais para que uma empresa se reinvente hoje. A necessidade de abordagens mais ágeis e centradas no cliente para transformação digital nunca foi tão grande.
  • A Empresa Digital Autônoma (BME) da BMC, caracterizada pelos três traços de agilidade, centralidade no cliente e insights acionáveis gerados pela IA e ML, é presciente de como ele integra todos os aspectos de uma organização ao redor do cliente enquanto fornece insights de IA orientados. 

Renovando as estruturas 

  • Aproveitando as ideias obtidas com a IA, as organizações estão redesenhando a infraestrutura e a integração de TI para que possam dimensionar melhor as experiências dos clientes. A infraestrutura de TI precisa flexibilizar-se rapidamente em resposta à mudança nas preferências dos clientes, enquanto fornece escala para crescer.
  • Todas as áreas de uma marca, varejista ou cadeia de suprimentos de fabricantes, desde a integração do fornecedor, gerenciamento da qualidade e sourcing estratégico até a fabricação, precisam ser organizadas em torno dos clientes. Estruturas como a Autonomous Digital Enterprise da BMC é um exemplo de estrutura que permite esse nível de mudança na infraestrutura de TI. 
  • As iniciativas de transformação digital geralmente incluem a digitalização de cadeias de suprimentos, permitindo o desempenho dentro do prazo com base nas informações obtidas com a IA. Para que qualquer estratégia de transformação digital seja bem-sucedida, as cadeias de suprimentos precisam ser projetadas para se destacar no tempo de colocação no mercado e no desempenho do tempo para o cliente em escala.  
  • A IA está revolucionando a maneira como as organizações transformam digitalmente suas estratégias de segurança uma vez que ameaças à identidade dos clientes e aos dados pessoais continuam a proliferar. É raro ouvir qualquer estratégia de transformação digital priorizar a segurança.
  • A estrutura ADE da BMC é uma exceção, pois reconhece como a proteção integral da identidade dos clientes é uma parte essencial da entrega de uma experiência positiva ao cliente. As organizações estão recorrendo à estrutura Zero Trust Security (ZTS) para proteger todas as redes, nuvens e plataformas, sistemas operacionais e aplicativos locais em toda a cadeia de suprimentos e redes de produção. 

Mais dados, maior proximidade 

  • O Gartner prevê que até 2025, as organizações de atendimento ao cliente que incorporarem a IA em suas plataformas de centro de engajamento com clientes aumentarão a eficiência operacional em 25%, revolucionando o atendimento ao cliente no processo. Muitas vezes, o atendimento ao cliente é onde as estratégias de transformação digital falham devido à falta de dados e informações contextuais em tempo real.
  • Os estudos de caso são abundantes no atendimento ao cliente, onde a IA pode melhorar as experiências do cliente e o desempenho do canal. A Amazon assumiu a liderança no uso de IA e machine learning para decidir quando uma determinada persona do cliente precisa falar com um agente ativo.
  • Estratégias comparáveis também podem ser criadas para melhorar o desempenho de Intelligent Agents, Virtual Personal Assistants, Chatbot e Linguagem Natural (PNL). Há também a oportunidade de melhorar o gerenciamento de conhecimento, a descoberta de conteúdo e o roteamento e suporte de serviços de campo. 
  • A IA está melhorando a taxa de sucesso da transformação digital nas áreas de marketing e na eficácia de vendas, conseguindo rastrear as decisões de compra de volta às campanhas por canal e entender por que personas específicas compraram, enquanto outras não. 
  • O marketing já é orientado analiticamente e, com os rápidos avanços na IA, os profissionais de marketing poderão, pela primeira vez, isolar o porquê e onde suas estratégias de marketing e vendas estão tendo sucesso ou falhando. Ao usar a IA para qualificar outras listas de clientes e possíveis novos clientes usando dados relevantes dos sistemas de CRM, os modelos preditivos, incluindo a IA, podem prever melhor os perfis ideais de clientes. 
  • O rastreamento e a rastreabilidade aprimorados com algoritmos preditivos baseados em IA são agora essenciais no mundo pós-COVID-19, em que experiência do cliente é cada vez mais definida pela transparência que fornece.
  • O rastreamento de pedidos em cada fornecedor, ponto de distribuição e canal de comércio eletrônico, combinado com previsões de condições de alocação e falta de estoque, com a IA, está reduzindo a falta de estoque e as posições de escassez, desde a corrida inicial às lojas com o alarme do Covid-19.
  • O rastreamento e a rastreabilidade orientados pela IA são inestimáveis para descobrir onde existem ineficiências do processo, que diminuem o tempo de colocação no mercado e o tempo de atendimento ao cliente, levando a excelentes experiências do cliente. 
  • A IA também está causando impacto nos esforços de transformação digital para melhorar a fabricação, reduzindo os custos de conversão do produtor em até 20%, com até 70% da redução de custos resultante da maior produtividade da força de trabalho.
  • O BCG constatou que os produtores poderão gerar vendas adicionais usando a IA para desenvolver e produzir produtos inovadores personalizados para clientes específicos e entregá-los em um prazo de entrega muito menor.  

Se você está com dúvidas de como implementar em seus projetos de transformação digital ou soluções de Inteligência Artificial, entre em contato conosco

A Pasquali Solution é uma empresa B2B com core business em alocação de profissionais de TI. Para saber como podemos de auxiliar em seus projetos, entre em contato. Seguimos trabalhando home office para dar continuidade a seus projetos, alcançar suas metas e fazer com que sua empresa cresça de forma exponencial.

Write A Comment