À frente da Microsoft como CEO, Satya Nadella é considerado um dos líderes com mais tato para transformações do planeta. Há cinco anos Nadella comanda uma das empresas mais conhecidas mundialmente.

A Microsoft não só voltou para o hall de empresas mais valiosas do mundo como, de fato, assumiu o topo dessa lista. Com várias mudanças significativas para a empresa, Nadella hoje é sim cogitado como um dos líderes mais influentes no ramo de empreendedorismo.

Em entrevista a Inc., Nadella mencionou que não acredita em sucesso de forma instantânea e que se deve planejar e pensar a longo prazo, sempre plantando sementes agora para serem colhidas no futuro e reinventar o hoje enquanto constrói-se o amanhã. Ou seja, é necessário repensar desde a cultura e operações da empresa até as estratégias e o talento. 

BELLEVUE, WA – DECEMBER 3: Microsoft CEO Satya Nadella addresses shareholders during Microsoft Shareholders Meeting December 3, 2014 in Bellevue, Washington. The meeting was the first for Nadella as CEO. (Photo by Stephen Brashear/Getty Images)

Vamos aos três valiosos conselhos de Nadella para os pequenos empresários:

1 – Mudança de mentalidade

Nadella acredita que uma cultura vencedora significa mudar de uma mentalidade do tipo “sabe tudo” para uma “aprender tudo”.

Em 2000 a Microsoft deixou de ser um império, pois começou a perder seus clientes para empresas como Google e Apple. Neste momento abriu-se espaço para questionamentos como: “Quão bem-sucedidos somos na criação de novos produtos, serviços ou modelos de negócios?”; “Quão eficazes somos na adaptação a novas mudanças?”; “Nossa cultura recompensa risco, aprendizado e falha inteligente?”.

2 – Fortalecer a cultura

Com a mudança de postura na cultura da empresa, abrem-se outras lacunas de oportunidades. Por exemplo: a Microsoft começou a incentivar os seus funcionários a trabalharem em seus próprios projetos durante parte do expediente. 

A intenção de Nadella com isso era que a empresa fosse vista não como uma empresa de 42 anos de idade, mas sim como uma organização desafiadora e ágil.

3 – Agir rápido, mas pensar devagar

Nadella é um pensador a longo prazo e consegue enxergar uma tendência que ainda não aconteceu para conseguir sempre estar a frente de seus concorrentes.

Com essa visão ampliada ele acredita na tomada de decisão de forma rápida, mesmo quando tem apenas 80% de confiança em sua intuição, pois ele acredita que para ter a certeza em 100% essa tomada de decisão é muito lenta, por isso, prefere antecipar. O que não quer dizer que tais decisões serão impensadas. Uma das práticas constantes de Naldella é dedicar seu tempo em acompanhar, a longo prazo, sinais de novas tendências para sempre se manter à frente dos concorrentes.

Nós aqui da Pasquali Solution queremos deixá-los alinhados com tudo o que está acontecendo no mercado de negócios. Nossa empresa ajuda empresas de todos os portes a crescerem e se desenvolverem nessa área tão volátil. Construímos os melhores softwares de gerenciamento, assim como possuímos os melhores profissionais do mercado por meio da alocação, pois somos uma empresa B2B com core business em outsourcing e bodyshop de profissionais da área de TI.

Entre em contato conosco para tirar quaisquer dúvidas: Tel: 11 4702-8811 – atendimento@pasqualisolution.com.br  

Write A Comment