Você sabe o que é Shadow IT?
Shadow IT é a utilização de ferramentas, soluções e/ou sistemas instalados diretamente por seus usuários, sem o conhecimento do departamento de TI.
Os profissionais de TI da sua organização provavelmente se esforçam muito para garantir que suas contas, logins, senhas e sistemas internos estejam seguros e protegidos.
Mas o que acontece quando um funcionário cria uma conta externa sem o conhecimento de TI? Isso é conhecido como Shadow IT, e um post publicado na quinta-feira pela 1Password explica por que apresenta um risco à segurança.
A melhor maneira de ilustrar o Shadow IT é pintar uma imagem dele. Digamos que um colega de trabalho queira usar um determinado serviço externo internamente. Talvez essa pessoa queira usar a Amazon para comprar produtos para o departamento, o Uber para montar caronas para as pessoas, a Grammarly para verificar se há erros nos documentos internos ou o Contato constante para criar campanhas por e-mail. O funcionário cria sua própria conta com o serviço externo, talvez usando uma senha fraca ou insegura.
Agora, esse funcionário começa a compartilhar documentos e informações internos com o serviço externo. Se um desses serviços sofrer uma violação de dados ou vazamento de senha, isso colocará em risco o funcionário e sua organização, expondo dados confidenciais. E tudo isso acontece sem o conhecimento ou gerenciamento de seu pessoal de TI e segurança.
Em uma pesquisa com mais de 2.100 adultos nos EUA que trabalham em um escritório com uma equipe de TI e usam um computador, a 1Password constatou que 63% dos entrevistados criaram pelo menos uma conta nos últimos 12 meses sem o conhecimento de TI. Além disso, 52% dos que o criaram fizeram entre duas e cinco contas, enquanto 16% criaram mais de cinco dessas contas.
As contas de TI sombra colocam outros problemas, de acordo com os resultados da pesquisa. Cerca de 37% dos entrevistados disseram que compartilharam uma conta externa com um colega. Mas é o método de compartilhar as informações de login que pode ser arriscado. Quase 40% disseram que compartilharam a conta com um colega de trabalho por e-mail, enquanto 17% disseram que a compartilharam por meio de mensagens instantâneas.
Mas se as informações não forem compartilhadas e o funcionário da conta de TI Shadow deixar a empresa, outras pessoas poderão ficar bloqueadas. Além disso, esse funcionário provavelmente ainda terá acesso à conta e essas informações podem até chegar às mãos de um concorrente.
Os funcionários que criam contas de TI Shadow não necessariamente criam senhas seguras e diferentes para cada site. Cerca de 33% dos entrevistados disseram que reutilizam senhas memoráveis, enquanto 48% disseram que usam um padrão de senhas semelhantes em todos os setores. Menos de 3% disseram que usam uma senha exclusiva para cada site.
Proibir totalmente o Shadow IT é uma solução para esse problema. Mas essa medida desaceleraria a produtividade e a inovação dos funcionários, pois exigiria que todos obtivessem aprovação da TI antes de criar uma conta externa.
Uma outra solução naturalmente recomendada pelo 1Password é usar um gerenciador de senhas. Muitos gerenciadores de senhas agora oferecem planos de nível de negócios através dos quais as políticas de senha podem ser gerenciadas centralmente. E há uma variedade de gerenciadores de senhas a considerar.
Além do 1Password, outros programas eficazes são LastPass, Dashlane, RoboForm e Keeper Password Manager. Embora os gerenciadores de senhas não sejam perfeitos, eles são uma solução viável até que métodos mais eficazes de autenticação biométrica se tornem universais.
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