A pauta de hoje não é só para os aficionados em tecnologia, mas também para aqueles que querem ficar antenados sobre o futuro das tendências no mercado de negócios.

A Pasquali Solution é uma empresa à frente do seu tempo. Aqui fazemos questão de mostrar todas as tendências que fomentarão o mercado de negócios pelos próximos anos e, assim, você poderá se preparar para esses eventos que estão por vir. 

A pauta de hoje explicará o que é realidade aumentada e dará exemplos de sua utilidade no mercado de negócios e o quão essa ferramenta pode ajudar a atrair clientes e aumentar seu faturamento. Sim, em um mercado tão disputado, como é o caso da área de Tecnologia da Informação, é imprescindível fazer o uso de artifícios que possam melhorar a experiência e a interação entre homem e máquina, não é verdade?

Devemos sempre lembrar que a gestão da tecnologia da informação em sua empresa se faz necessária para que a mesma possa crescer de forma exponencial e você, gestor, deve sempre estar por dentro de tudo o que acontece no nicho de mercado da tecnologia da informação e nosso blog está preparado para te manter por dentro de tudo isso. 

Falamos em outra postagem sobre a Industria 4.0 e todas as modificações que ela promete trazer para vários setores e nichos de mercado, sobretudo, e principalmente, para a área de TI.

Sem mais delongas, vamos explicar o que é a AR (realidada aumentada) 

A realidade aumentada seria um mix entre dois mundos – o virtual e o real – e para que ela exista é necessário haver interação entre objetos reais e virtuais. Portanto, é necessário um software que proporcione a integração entre esses objetos. 

Separamos aqui para você três elementos imprescindíveis para que a AR exista. São eles: 

  • O objeto real: Por exemplo, pode ser um ambiente ou a imagem de uma pessoa;
  • Uma câmera ou dispositivo para transmitir a imagem;
  • Um aplicativo ou software para interpretar o sinal transmitido e “inserir” o objeto virtual na imagem. 

Como seria isso na prática? 
A câmera faz a captação da imagem real e manda a informação para o software ou aplicativo que gera o objeto virtual. 

Esse tipo de interação entre os dois mundos ficou bastante famosa após o advento de um jogo que se tornou bastante popular entre crianças e adultos, chamado Pokémon Go.

Claro que você já ouviu falar de realidade virtual também, mas você sabe a diferença entre realidade aumentada e realidade virtual?


Vamos começar pela explicação da realidade virtual: digamos que ela “transporta” a pessoa para um ambiente totalmente virtual, enganando os sentidos por meio de estímulos visuais e auditivos com auxílio de óculos ou headsets que bloqueiam ruídos externos.   

Voltando para a realidade aumentada – ela está sendo usada de várias formas diferentes no varejo. Vejamos alguns exemplos a seguir:  


Varejo

A marca de maquiagem Sephora implantou um sistema de realidade aumentada para que a cliente consiga testar os tons de sombra desejado e não errar na hora da compra. Isso sim é uma ferramenta de interação com a cliente, não é verdade? 

Redes Sociais

Marc Zuckerberg, o presidente executivo do Facebook, anunciou que no início de 2020 acontecerá algumas mudanças significativas nas redes sociais. Desta vez estamos falamos do Facebook Horizon, que permitirá a seus jogadores interagir, bater papo, jogar e criar até seus próprios “mundos”, um espaço virtual para os usuários dos óculos de VR de hoje em dia.

O interessante dessa nova ferramenta do Facebook é que além de poder usar alguns espaços criados pelo próprio time do Facebook, os usúarios poderão também criar seus próprios espaços com regras particulares, semelhante a proposta já lançada pelo revolucionário Minecraft; e o melhor de tudo é que será gratuito.

O foco dessa ferramenta seria a “socialização” e, ao contrário de hoje, onde a comunicação com o amigos que moram distante acontecem só por chat ou fotos,  com essa ferramenta você poderá fazer uma atividade que una o usuário com a vida real. Por exemplo, caminhar, jantar ou ver um jogo de basquete juntos. Sim, o Facebook Horizon permitirá essa interação entre você e seus amigos a quilômetros de distância. Ansiosos por isso? Nós também queremos ver como será na prática. 

Ferramenta de busca na internet

Já a gigante Google, que domina 90% do mercado de buscas, conforme a consultoria Statcounter, lançou o Google I/O 2019, que traz como uma de suas ferramentas a adoção de realidade aumentada nos resultados de busca.  O que muda nas pesquisas? Hoje, quando você procura alguma imagem de um objeto ou um animal, por exemplo, ao invés de ver em 2D, verá em 3D. 

Outra atualização interessante é a audiodescrição em imagens com texto. Por exemplo, ao apontar a câmera para uma placa ou um papel, o sistema pode transformar os caracteres em som, “lendo” o que está escrito. A ferramenta ainda oferecerá a opção de tradução para várias línguas. Hoje já existe o Google Tradutor, mas a novidade é que a tradução será possível ao reconhecer as palavras por meio da câmera e traduzi-las para outros idiomas.

Atentos às várias mudanças que acontecem no mercado, a Pasquali Solution, que é uma empresa B2B com core businessem alocação de profissionais da área de Tecnologia de Informação, oferece a solução certa para o seu negócio e contamos com os melhores desenvolvedores do mercado. Reforçamos a necessidade de se preparar para o futuro desde já. Se você tem alguma dúvida sobre nosso serviços, entre em contato conosco via email ou chat. Para nós, será uma satisfação atendê-lo.      

Write A Comment