Nós, aqui da Pasquali Solution, nos preocupamos em passar informação para você, caro leitor, que busca ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo dos negócios. Buscamos prospectar as informações que podem auxiliá-lo no crescimento exponencial de sua empresa.
Por aqui em nosso blog, resolvemos compartilhar a quantidade máxima possível de dados importantes para auxiliá-lo em sua tomada de decisão para o seu negócio. Com a visão à frente do nosso tempo, fazemos o possível para trazer notícias que possam te ajudar a se preparar para o que o mercado de negócios possa trazer no futuro e quais as tendências. Claro que estamos lidando com projeções de especialistas no assunto.
Desta vez resolvemos trazer mais uma pauta com dados extremamente interessantes. Vamos entender melhor como o mercado irá se comportar até 2021?
De acordo com uma pesquisa encomendada pelo Google para a revista Forrester Research sobre a influência digital no consumo para as 14 principais categorias do varejo, a projeção para os próximos cinco anos é a de que 27 milhões de brasileiros que navegam na internet realizarão sua primeira compra on-line. Dessa forma, até 2021, o país terá cerca de 67,4 milhões de consumidores virtuais (e-shoppers), ou seja, 44% dos internautas que o Brasil terá até então.
A pesquisa foi realizada com cerca de 4.500 consumidores e apontou que as vendas on-line serão feitas por dispositivos móveis, como smathphones ou tablets, e representarão 41% do total de vendas virtuais. Neste ano as vendas do e-commerce devem movimentar em torno de R$ 47 bilhões, ou seja, 5,4% do montante de R$ 1 trilhão gerado pelo varejo nacional. Já em 2021 acredita-se que essa participação chegará a 9,5%.
Se caso você ainda tenha dúvidas de que deve preocupar-se com a migração do seu negócio para a internet, chegou a hora de sanar de vez essas indagações. A internet e a tecnologia só crescem. Está aí a Indústria 4.0 para reforçar o que estamos falando para vocês. Em um mundo dominado por esses adventos, é impossível manter-se no páreo para disputar com outras empresas caso não se adeque às novidades que o mercado de negócios traz.
Acreditamos que o negócio físico não se tornará obsoleto, afinal, muitos clientes às vezes vão ao estabelecimento físico para ver o produto e finalizam a compra virtualmente. Fique atento à importância da presença on-line de sua empresa e a uma comunicação direta e clara com seu cliente. Isso sim é imprescindível.
Resolvemos discorrer aqui cinco tendências para o varejo digital nos próximos anos:
- Mais pessoas comprando: Como mencionamos anteriormente, a expectativa para os próximos cinco anos é a de que mais 27 milhões de pessoas irão realizar a primeira compra pela internet, o que totalizará 67,4 milhões de consumidores on-line (e-shoppers). O número representará 44% do total de internautas.
- Alguns dos setores mais promissores de varejo que apontam um crescimento mais significativo são: Vestuário, móveis, cosméticos, livros, eletroportáteis, artigos e roupas esportivas, televisores, computadores e periféricos e alimentos e bebidas. Daremos destaque, entretanto, aos que devem crescer acima da média nos próximos anos. São elas: artigos e roupas esportivas (17%), livros (17%) e roupas e beleza (15%).
- Vendas pelo celular: os dados que direcionam esse ponto é de que hoje em dia 30% dos internautas só podem ser alcançados pelo mobile, pois não acessam internet por meio de outros dispositivos, número que só deve crescer. Até o final de 2019, 19% das vendas de e-commerce devem ocorrer por meio de dispositivos móveis, movimentando R$ 9 bilhões. Em 2021, a participação da categoria pulará para 41%, correspondente a R$ 35 bilhões.
- Clientes multicanal: O estudo descobriu que os clientes brasileiros que estão envolvidos em todos os canais das marcas (aplicativo, site e espaço físico) gastam 40% a mais do que os que se utilizam de apenas um canal. Isso indica uma tendência de investimento maior na construção de iniciativas voltadas para esse tipo de consumidor.
- Razões para o crescimento do comércio digital: Estão entre os motivos para o aumento das vendas online, de acordo com o levantamento, a maior confiança do consumidor e a possível volta do consumo das famílias, a ascensão de marketplaces (site onde várias empresas podem vender produtos) e mais consumidores ativos.
Nós, aqui da Pasquali Solution, compreendemos que não é tarefa fácil para um gestor empreender um negócio em um mercado tão acirrado e, às vezes, bastante saturado. Parece ser uma missão impossível, não é verdade? Pensando nisso, resolvemos pontuar aqui outra pesquisa extremamente importante, mas, desta vez, feita pela Entrepreneur, pontuando que, mesmo fazendo parte de um mercado que pode estar saturado, você pode tirar vantagens disso. Você quer saber?
1. Delimite seu próprio nicho: Tentar competir com todos no mercado não é uma boa ideia e pode levar um negócio à falência em pouco tempo. A indústria e o nicho são coisas diferentes e o empreendedor deve entender que a competição está dentro do nicho e não dentro do cenário total da indústria. Um nicho bem delimitado permite uma operação com menos concorrência e uma gerência mais fácil de ser administrada.
2. Foque em oferecer uma qualidade superior à do concorrente: Os clientes gostam de opções e os empreendedores devem se esforçar para certifique-se de trazer algo diferente. A fabricação de produtos ou prestação de serviços deve visar ser superior ao que já existe para que a empresa não acabe sendo “mais do mesmo”. O diferencial não está naquilo que está sendo feito e sim na forma como o empreendedor o faz.
3. Comece como uma franquia: Este é um bom caminho para aqueles que não têm muitos recursos para lançar uma marca e iniciar em um mercado saturado. A franquia, além de dar tempo para que o dono da marca acumule recursos, também ajuda a moldar, gradualmente, a forma do negócio. A franquia, a curto ou longo prazo, é uma escola, ajuda a acumular experiência e a formar a base de clientes.
4. Fique de olho nas tendências: Todas as marcas de uma indústria estão sujeitas a rápida evolução das tendências. Os empreendedores que estiverem atentos a esses movimentos terão um olho mais clínico para as novas demandas e conseguirão pensar em formas de atender os consumidores leais com mais rapidez. Se os clientes começarem a sentir que a empresa está estagnada, eles vão procurar novas marcas para atendê-los.
5. Busque ajuda de especialistas: Muitas empresas não acertam na hora de se comunicar com seus clientes ou promover produtos e serviços. Para não deixar que tudo isso seja feito de forma mecânica, recorrer a especialistas pode ser uma boa saída para aumentar o lucro e manter a atenção da clientela. Além disso, uma boa comunicação e um bom alcance podem ajudar a conquistar novos olhares.
A Pasquali Solution é uma empresa B2B que pode te auxiliar a fomentar seu negócio com a otimização de processos no nicho de tecnologia da informação. Contamos com vários profissionais extremamente competentes e qualificados neste ramo e que podem te ajudar a detectar, por meio de um mapeamento minucioso em sua empresa, soluções em TI para seu negócio.
Atuamos em vários segmentos, pois nos especializamos nas necessidades e dinâmicas das empresas de serviços, varejo, bem como empresas do mercado financeiro e nas do segmento da saúde.
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