Com o avanço da tecnologia a Indústria 4.0 está se consolidando cada vez mais; a inteligência artificial já faz parte de nossas vidas e parece que, de fato, veio para ficar.
Nós, aqui da Pasquali Solution, fazemos questão de colocar em pauta assuntos que vão realmente fazer parte de nossas vidas hoje e no futuro. Queremos que nossos leitores estejam antenados com tudo o que acontece no nicho de tecnologia de informação e entretenimento, por isso, criamos esse blog, para ter essa conversa com você.
E começaremos o assunto mencionando que algumas pessoas acham que essa história de conversar com uma máquina parece coisa de quem está na solidão. Você concorda?
Bem, achamos que não só já é uma realidade, como acreditamos que elas vieram para ficar e facilitar nossas vidas. É sabido que fora o Google, que investiu fortemente no Google Assistant, outras gigantescas empresas como Amazon e Apple não só acreditam como estão investindo pesado nesse nicho. Pois é. Essa interação do homem com a máquina já é uma realidade. E ela só cresce. Seguindo essa onda, outras companhias de outros nichos, como bancos e operadoras, cada vez mais inserem esse tipo de auxílio em suas empresas.
Podemos afirmar que treinar uma inteligência artificial para ouvir e responder o usuário não é tarefa fácil. Existem dois momentos importantes nesse contexto, que são: o processamento da linguagem – o que inclui sons, ordem de palavras e vocabulário – e a capacidade de banda de dados para oferecer respostas.
A conversa com um assistente de voz é feita por meio de sons que são convertidos em texto no próprio aparelho; a exceção, contam os especialistas, fica por conta do Google, que processa na nuvem os sinais de áudio.
Mas é importante frisar que muitas vezes há problemas com a comunicação, já que só o texto não é o suficiente para a máquina saber como responder; afinal, há variações sonoras correlacionadas às idades dos usuários, gênero e até mesmo o sotaque. Outros problemas que apontam os estudos são que, por muitas vezes, os usuários fazem a troca de ordem das palavras, mudam o vocabulário e exageram na quantidade de palavras e até a forma de entonação da voz pode confundir a máquina. Outro case bem conhecido de problema máquina versus ser humano é o da Bia, a assistente eletrônica usada pelos correntistas do Bradesco, pois, com usuários prolixos – que explicam seus problemas com muitas frases, acabam confundindo a plataforma. Neste caso, para criar uma consistência na conversa e para ajudar a máquina a entender o contexto da conversa, é necessário o auxílio dos chamados metadados.
É importante lembrar que para treinar as máquinas é necessário o desenvolvimento de códigos, um time de profissionais multidisciplinares, com programadores e linguistas juntos. E que, mesmo assim, os especialistas acreditam que a probabilidade de criar uma máquina que consiga um diálogo contínuo com um ser humano é uma chance muito remota. Mas, talvez não seja esse o objetivo da tecnologia.
O uso desse tipo de tecnologia abre para o mercado consumidor uma série de funcionalidades. Por exemplo, alto falantes com inteligência artificial e conexão via bluetooth com smarthphones são cada vez mais comuns nas casas dos consumidores, não é verdade? Mas, todavia, pouco se ouve falar ou se vê este tipo de funcionalidade a favor do cliente em lojas de departamentos para, por exemplo, tirar dúvidas ou indicar produtos.
Todavia, já existe um empresa chamada The Mars Agency, que promete modificar esse panorama. A empresa criou o Smart Aisle, uma plataforma de AI para as lojas de departamentos. O Smart Aisle pode ser personalizado de acordo com as necessidades específicas de cada ponto comercial e o objetivo é aumentar o tráfego da loja, a conversão de vendas e a fidelidade do cliente. Na prática, o Smart Aisle atua como um vendedor disposto a dar opiniões, sugestões e explicações sobre os produtos. Só que tudo acontece por meio de alto-falantes equipados com inteligência artificial. O assistente virtual pode sugerir presentes de acordo com a idade das pessoas. Ele já está sendo utilizado em cidades como New York, nos Estados Unidos, em lojas de bebidas, a exemplo da Bottlerocket e da BevMo!
A Pasquali Solution está há quase duas décadas desenvolvendo e construindo soluções na área de tecnologia da informação para sua cartela de clientes. Afinal, são mais de 470 profissionais de TI direcionados para diversos projetos dentro de empresas.
Nossa empresa é do ramo B2B com o core business em alocação de profissionais de TI – sendo estes extremamente qualificados, com capacidade e destreza para diagnosticar e sanar todas as necessidades – por meio de mapeamento – dos processos de crescimento da sua empresa no tocante à tecnologia.
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