Boas práticas na programação de software permitem implementar princípios de código limpo, e uma delas é o KISS, acrônimo para “Keep it simple stupid”, ou em português “Mantenha simples, estúpido”, que significa escrever o código da forma mais simples possível. Outros princípios seriam voltados para evitar repetições desnecessárias, remover o que não é preciso e escrever de uma maneira que seja legível para ambos máquina e pessoa. Novamente, mantendo tudo simples, estúpido.

As vantagens do código limpo são programas mais estáveis e eficientemente sustentáveis. Muitos estudos mostram que 80% dos esforços de manutenção se voltam para a compreensão do código que foi escrito pelo time de desenvolvimento. Códigos limpos reduziriam o tempo necessário para entender o código escrito. Um bom código é limpo, legível e compreensível. Então, é recomendado que você leve um tempo a mais após terminar o código, deixando ele limpo, reestruturando o que for preciso, trocando nomes, lapidando para que ele seja sofisticado, um bom código.

O objetivo da Pasquali Solution é escrever códigos sustentáveis, compreensíveis, simples e legíveis, assim como corrigir erros e reescrever durante todo o processo. A criação de código limpo deve ser sempre uma prioridade, visto que essa prática é mais beneficial para um projeto em seu futuro. Retornar e limpar o código antes de ir para a próxima tarefa deveria se tornar uma prática padrão. Códigos ruins gastam muito tempo por conta de todo o esforço de manutenção que eles trazem, além disso, o tempo necessário para modificar o código para que ele funcione com novos requerimentos torna o manuseio de erros um completo desastre. Uma coisa é um erro ocasionalmente feito por um desenvolvedor (somos todos humanos), outra coisa absolutamente diferente é deixar a negligência penetrar todas as partes do seu código. Então, aqui na Pasquali nós tratamos as operações de código limpo como alta prioridade, como quando se constrói a fundação de uma casa. Todo passo para se construir uma casa depende do último que foi dado, assim como dos passos futuros, sendo cada um deles uma parte que serve uma grande estrutura, um objetivo combinado.

Martin Fowler disse, “Qualquer um pode escrever códigos que um computador entenda. Bons programadores escrevem códigos que humanos entendam”.

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