Essa pauta de hoje foi selecionada por ser um dos assuntos mais falados ultimamente, principalmente por causa da evolução cada vez mais crescente de outro tema chamado Industria 4.0 ou quarta Revolução Industrial. Gostamos de mantê-lo por dentro de tudo o que é referente à novidade no âmbito da Tecnologia da Informação; por isso, criamos esse blog

A Pasquali Solution é uma empresa B2B com o core business em alocação de profissionais de TI. Estamos há duas décadas no mercado de negócios de Tecnologia da Informação e resolvemos estreitar os laços ainda mais com nossa audiência passando várias notícias relevantes, não só atuais, mas, sobretudo, com a prospecção sobre a visão do futuro para o mercado de negócios e da Tecnologia da Informação

A relevância dessa pauta se dá ao avanço tecnológico cada vez mais intenso, principalmente após o advento da Insdustria 4.0. Portanto, vamos conosco entender melhor as funcionalidades e benefícios da cloud computing?

Mas o que é a computação em nuvem?    

Encontramos na literatura essa definição: 

A nuvem pode ser considerada uma metáfora para a internet, sendo baseada em abstrações que ocultam a complexidade de infraestruturas, onde cada parte é disponibilizada como serviço e hospedada em centros de dados que utilizam hardware compartilhado para computação e armazenamento [Buyya, 2009]. 

Outra definição seria que a computação em nuvem pode ser a entrega sob uma necessidade de demanda de poder computacional, armazenamento de banco de dados, aplicativos e outros recursos de TI pela internet com uma definição de preço conforme a utilização. 

Ao compartilhar fotos com milhões de usuários executando aplicativos por meio dispositivos móveis ou realizando operações essenciais da sua empresa em uma plataforma de serviços de nuvem, você pode tanto ter acesso rápido aos recursos de TI de forma mais flexível, assim como baixo custo. É importante mencionar que para se utilizar a computação em nuvem não é necessário fazer grandes investimentos, a priori, em hardware e na manutenção do mesmo, pois é possível saber o tipo e o tamanho exato dos recursos computacionais necessários para executar seu mais recente projeto e também operar no departamento de TI. É importante lembrar que, quase de forma instantânea, você pode acessar quantos recursos forem necessários e pagar apenas pelo que usa. 

Funcionalidades

Via internet você pode acessar servidores, armazenamento, banco de dados e um conjunto amplo de serviços de aplicativos. 

Benefícios 

Agilidade: Inovação de forma mais rápida que permitirá a concentração em seus recursos de TI focados no desenvolvimento de aplicativos que consigam melhorar a experiência com o cliente e farão sua empresa se diferenciar entre as demais. 
Outro quesito desse processo na agilidade seria a possibilidade de você deixar disponível os recursos conforme necessário e também poder inserir milhares de servidores em questão de minutos. Ou seja, com o acesso rápido e fácil a uma grande variedade de tecnologias como: armazenamento, bancos de dados, análises, machine learnins e muito outros serviços, fica mais acessível a construção ou desenvolvimento de novos aplicativos de forma mais ágil. 

On-line globalmente em segundos

Com todas as facilidades nos processos e acessos instantâneos aos vários serviços à nuvem, pode inserir seu aplicativo em vários locais físicos ao redor do mundo em segundos com apenas alguns cliques. Dessa forma, você diminui o tempo de colocar o projeto on-line e aumenta a probabilidade de uma boa experiência com seus clientes, não só de forma simples como também com custo mínimo.

Elasticidade e Escalabilidade 

A elasticidade foi uma das maiores invenções, pois antes de tantos avanços tecnológicos e do advento da nuvem era necessário construir uma infraestrutura gigantesca para ter capacidade suficiente de processar suas operações comerciais durante a hora de pico. A elasticidade trouxe a capacidade de disponibilizar e remover recursos computacionais em tempo de execução, independente da quantidade solicitada. Já na escalabilidade, que está relacionada com o requisito de aumento da capacidade de trabalho através da adição proporcional de recursos, o prestador de serviços pode oferecer ao contratante um serviço on-line disponível sete dias por semana, 24 horas por dia, além de ter sido concebido para escalar para cima em períodos de alta demanda e para baixo quando a demanda cai, sendo acionada também quando usuários são adicionados ou quando as especificações do aplicativo mudam. Isso reduz custos e melhora sua capacidade de atender as demandas dos usuários.

Tal capacidade de escalar só é possível mediante a característica de elasticidade dos serviços da computação em nuvem. Já para os usuários, os recursos parecem ser ilimitados e podem ser adquiridos em qualquer quantidade, ou seja, a demanda do usuário deve determinar a liberação e aquisição dos recursos e isto deve ser executado de forma rápida, transparente e sem intervenção humana. 

Modelos de Serviços

Infraestrutura como Serviço – IaaS: Representa a camada inferior do modelo conceitual. Sua base é composta por plataformas para o desenvolvimento, teste, implantação e execução de aplicações proprietárias. 

Alguns dos benefícios de trabalhar com IaaS são: a redução de investimentos em hardware, bem como a preocupação com a depreciação dos mesmos, eliminação de custos com segurança e manutenção, otimização do desempenho, liberação de espaço físico na empresa, flexibilidade para ampliar e reduzir a capacidade de processamento e/ou armazenamento. 

Plataforma como Serviço – PaaS: É a camada intermediária do modelo conceitual, sendo composta por hardware virtual disponibilizado como serviço. Oferece tipos específicos de serviços como sistemas operacionais, banco de dados, serviços de mensagens, serviços de armazenamento de dados, etc. 

Uma PaaS oferece ambientes de desenvolvimento de software e facilita a implantação de aplicações sem os custos e complexidades relativos à compra e gerenciamento do hardware e de software adjacentes, que são necessários ao ambiente de desenvolvimento. Muitos serviços podem ser oferecidos por meio de uma PaaS – facilidades para o projeto e desenvolvimento de aplicações, testes, implantação, hospedagem, integração de serviços web, segurança, integração de banco de dados, persistência, etc. Todos estes serviços também podem ser configurados como uma solução integrada, oferecida por meio da internet

Software como Serviço – SaaS:  É a camada mais externa do modelo conceitual. Ela é composta por aplicativos que são executados no ambiente da nuvem. Podem ser aplicações completas ou conjuntos de aplicações cujo uso é regulado por modelos de negócios que permitem customização. Os sistemas de software devem estar disponíveis na internet através de uma interface com um navegador web, logo, devem ser acessíveis de qualquer lugar a partir dos diversos dispositivos dos usuários. Dessa forma, novos recursos podem ser adicionados aos sistemas de forma transparente aos usuários, tornando, assim, a manutenção e evolução dos sistemas de tarefas bem mais simples. A aquisição de licenças para uso é dispensada para a utilização do SaaS, reduzindo-se, então, custos operacionais. 

Existem muitos conceitos derivados, utilizados normalmente para diferenciar um determinado tipo de serviço, dentro os quais podemos citar: banco de dados como serviço (DaaS), testes como serviço (TaaS), segurança, simulação, comunicação , etc – todos sendo oferecidos como serviço. 

MODELOS DE IMPLANTAÇÃO: Devido às diversas abordagens de computação em nuvem, existem variados modelos de implantação disponíveis na literatura. Porém, os mais significativos na literatura estão descritos a seguir:

  • Nuvem Privada: Neste modelo, a infraestrutura da nuvem é proprietária ou alugada por uma única organização, sendo exclusivamente operada pela mesma. Pode ser local ou remota e são empregadas políticas de acesso aos serviços. 
  • Nuvem Pública: Em uma nuvem pública, a infraestrutura pertence a uma organização que vende serviços para o público em geral e pode ser acessada por qualquer usuário que conheça a localização do serviço, não sendo admitidas técnicas de restrição de acesso ou autenticação. 
  • Nuvem Comunidade: A infraestrutura deste modelo de nuvem é compartilhada por diversas organizações que normalmente possuem interesses comuns, como requisitos de segurança, políticas, aspectos de flexibilidade e/ou compatibilidade. 
  • Nuvem Híbrida: Neste caso, a infraestrutura geral da nuvem é composta por pelo menos duas nuvens, que preservam as características originais do seu modelo, porém, estão interligadas por uma tecnologia que possibilita a portabilidade de informações e de aplicações. 

Redução de custos

A inserção da nuvem em sua empresa permitirá que você diminua consideravelmente as despesas de capital (datacenters, servidores físicos etc.) por despesas variáveis, que são muito menores do que as que você conseguiria por conta própria por causa da maior economia de escala, e pague apenas pela TI à medida que ela for consumida

Então, é imprescindível mencionar que a computação em nuvem, nos diversos aspectos que lhe dizem respeito, tais como infraestrutura, plataforma e software como serviço, tem apresentado uma grande aceitação tanto no meio empresarial quanto no científico devido às diversas vantagens que apresenta em relação ao modelo tradicional. 

A Pasquali Solution é uma empresa que se preocupa em manter uma comunicação aberta e transparente com seus clientes e criamos esse blog para que você se mantenha atualizado e, sobretudo, para que possamos te ajudar no fortalecimento de sua empresa e no crescimento de forma exponencial da mesma. 

Se tiver interesse em alguns dos nossos seviços, entre em cotato conosco via email ou chat. Estaremos prontos para sanar todas as suas dúvidas. 

Write A Comment