O artigo de hoje abordará a escassez de mão de obra qualificada na área de TI e as dificuldades de encontrar profissionais qualificados, que já foi comentada anteriormente aqui em nosso blog, só que, dessa vez, veremos este mesmo assunto por outro prisma. 

Sabe aquela urgência de ter um profissional pronto, mas não querer capacitá-lo? Vamos explicar melhor. O mercado necessita e impõe uma rapidez enorme no que tange à ideia de atualizações no ramo de TI, já que estamos diante de transformações constantes no mercado de tecnologia, principalmente após o advento internet. Muitas empresas estão apenas interessadas em profissionais prontos e adotando sempre aquela máxima de preciso para ontem, mas, todavia, poucas delas se preocupam em capacitar e desenvolver esses profissionais. 

Mas o que isso gera? 

Isso gera uma guerra entre instituições causada por um recrutamento não sustentável. Sabemos que é impossível os melhores devolvedores já virem de fábrica com todas as habilidades técnicas e comportamentais necessárias para trabalhar. Dessa forma, pode-se dizer que há duas soluções para o problema:

1 – Capacitação interna: o que gera uma ótima reputação da empresa enquanto lugar para trabalhar – é a forma como ela é vista, tanto por profissionais que fazem parte do seu time quanto por quem a observa de fora. A criação de uma cultura de aprendizado, mentoria e crescimento também deve fazer parte das políticas de marca empregadora. 

Capacitar os desenvolvedores é fundamental, e isso serve tanto para talentos internos quanto externos que podem ser contratados. A capacitação interna pode ajudar a descobrir novos talentos, além de acelerar o desenvolvimento de quem está no início da carreira e que pode gerar valor para a empresa em um curto espaço de tempo.

2 – Employer branding: A imagem de uma instituição enquanto empregadora — cultura organizacional, remuneração, clima no ambiente de trabalho, benefícios e oportunidades que oferece — é fundamental para sua capacidade de atração e retenção de colaboradores.

Vamos citar aqui outras vantagens empresariais para a aplicação do que significa employer branding. São elas:

  • Novos talentos são atraídos para a sua empresa, muitos deles motivados com a ideia de que os seus esforços são popularmente recompensados;
  • A construção de um banco de talentos – isso é de grande valia;
  • O custo de recrutamento e seleção é menor em decorrência dessa procura mais ativa dos profissionais no mercado;
  • O programa de desenvolvimento da empresa é melhor trabalhado a partir da recepção calorosa de seus colaboradores em engajar novas ideias e projetos;
  • Os colaboradores também podem optar por fazer um plano de carreira na empresa — o que potencializa a retenção de talentos;
  • Sua marca ganha um importante instrumento de divulgação: os próprios funcionários;
  • Os resultados aumentam gradualmente e simplesmente por conta do afinco redobrado de suas equipes.

É imprescindível mencionar que a capacitação que envolve profissionais externos auxilia no recrutamento sustentável, onde as empresas também fazem a sua parte e não apenas esperam que os melhores profissionais batam à sua porta. 

Mais importante que pensar na escassez de talentos é olhar para a solução do problema. Capacitar e desenvolver os profissionais é um dos passos mais importantes para uma cultura de recrutamento sustentável.

A Pasquali Solution é uma empresa que tem o core business em alocação de profissionais em Tecnologia da Informação. Estamos na área de TI há praticamente duas décadas e contamos com a melhor cartela de profissionais nesse nicho. 

Entre em contato conosco via email ou chat. Estaremos a postos para tirar quaisquer dúvidas e aplicar as melhores soluções para fazer negócio crescer de forma exponencial.

Write A Comment