A pauta de hoje será sobre o Stack Overflow, um site americano de perguntas e respostas na área de tecnologia da informação. Aqui no Brasil, mesmo com a diferença na língua, já que todo conteúdo tem que ser postado em inglês, a popularidade do site só aumenta. O nome do site se deu por meio de uma votação e seu significado vem do nome de um erro comum em desenvolvimento de software, “Stack Overflow”, que ocorre quando se excede a capacidade da parte “call stack” da memória responsável por armazenar chamados de funções. 

Sabemos que para os iniciantes na área de desenvolvimento de software, por exemplo, é exigida muita dedicação e estudo, mesmo com tantas oportunidades de viés de informação na internet, a exemplo de blogs, livros de referência, manuais e ajudas, e que sempre restam muitas dúvidas e várias delas são difíceis de responder. Nesse sentido, entende-se que um site como esse, de fato, é imprescindível. 

O site foi criado em 2008 pelos americanos Jeff Atwood e Joel Spolsky. Ambos são desenvolvedores de software e possuem blogs reconhecidos na área, o que os ajudou a construir um público gigantesco em tão pouco tempo, fator imprescindível para a elaboração de um site colaborativo. E após cinco semanas sequenciais de resultados impressionantes com a versão beta fechada para algumas centenas de desenvolvedores, em setembro de 2008 o site foi aberto ao público. Desde então só cresceu de forma exponencial e hoje alcança mais de 1,3 milhões de perguntas.  A empresa se encontra em Nova York e possui 27 funcionários.  

Funcionalidade

Ao inserir perguntas e respostas no site, os usuários podem ganhar votos positivos e negativos, havendo recompensa ou punição para seus donos com pontos de reputação. Dessa forma, cria-se um sistema que ao mesmo tempo é competitivo e auto-regulatório. O rigor e existência dos pontos de reputação incentiva usuários a ajudarem cada vez mais, fazendo com que cada pergunta tenha uma quantidade grande de visualizações, podendo ser respondida em até dez minutos após ser postada, dependendo de sua complexidade.

O SUCESSO 

O sucesso do Stack Overflow foi tão grande que fez nascer a plataforma Stack Exchange para ser aproveitada na criação de uma rede de sites de perguntas e respostas que comporta hoje outros 41 diferentes temas, não só de tecnologia, tendo como casos mais famosos os Guitars, sobre música e sua teoria, violões e guitarras, o Cooking, sobre culinária, o Server Fault, sobre administração de sistemas e o English Language and Usage, sobre a língua inglesa.

Houve uma divulgação no blog do Stack Overflow mostrando os dados de tráfego de crescimento do site que fora muito satisfatório, já que conseguiu, em dezembro de 2010, mais 16 milhões de visitantes únicos. 

Os países que contêm mais usuários do Stack Exchange são os Estados Unidos,  em primeiro lugar, com 30,5%, seguido da Índia (8,6%), Reino Unido (7,2%), Alemanha (4,7%) e Canadá (4,1%). O Brasil está na décima posição, com 1,7% de todos os usuários da rede. 

Por aqui, em nosso blog, queremos te dar várias dicas, esclarecer dúvidas e mostrar um ótimo conteúdo sobre notícias no mundo dos negócios e da tecnologia da Informação e, claro, entretenimento, pois separamos um momento que chamamos de “Nerd’s time” para te passar as novidades nesse nicho, não só de séries, filmes, documentários, mas também de animes e novidades que estão por vir de forma geral. Nosso comprometimento com nossa audiência é de passar informação com uma visão futura de mercado e também, mas sobretudo, estreitar os laços com você. 

 
A Pasquali Solution tem um convite para você: acesse nosso site e conheça mais sobre nossos serviços. Somos uma empresa B2B com core business em alocação de profissionais na área de TI.

Write A Comment