Slogan: Social Code Hosting
Vamos começar esse post explicando o que é o GITHUB contando um pouco de sua história de altos e baixos e, é claro, algumas polêmicas envolvendo essa plataforma. Vamos conosco?
Nós, aqui da Pasquali Solution, buscamos trazer as melhores pautas para deixar nossa audiência por dentro de tudo o que acontece não só no mundo da Tecnologia da Informação como também entretenimento e mundo dos negócios.
O GitHub é uma plataforma de hospedagem de código-fonte que faz uso do GIT para controle de versão. O GitHub permite que programadores, ou qualquer usuário cadastrado na plataforma, contribuam em projetos privados e/ou Open Source de qualquer lugar do mundo. A plataforma também é fortemente utilizada para divulgação de seus trabalhos ou para que outros programadores contribuam com o projeto, promovendo uma fácil comunicação por meio de recursos que relatam problemas ou mesclam repositórios remotos (issues, pull request).
Mundialmente usado, o GitHub passa a ter mais de 36 milhões de usuários ativos em todo o mundo, contribuindo em projetos comerciais ou pessoais. Hoje, o GitHub contém mais de 100 milhões de projetos, alguns muito conhecidos. São eles: WordPress, GNU/Linux, Atom, Electron.
O GitHub, além de tudo citado antes, oferece também suporte ao recurso de organização, que é utilizado por aqueles que almejam uma escala maior para seus projetos. Essa função é hoje utilizada por empresas como o Google, Microsoft e WordPress.
Assim como Microsoft, Google e outras grandes empresas do ramo da tecnologia, a GitHub teve seus altos e baixos com dias de glória e outros de envolvimento em várias polêmicas. Vamos citar apenas algumas:
No ano de 2009, em fevereiro, dia 24, os membros do GitHub fizeram uma anúncio em uma palestra no Yahoo! sede – que no primeiro ano on-line, o GitHub acumulou mais de 46 mil repositórios públicos, 17 mil dos quais foram formados apenas no mês anterior.
Já em 2018, dia 28 de fevereiro, o GitHub foi vítima do segundo maior ataque de negação de serviço distribuído (DDoS) da história, com o tráfego de entrada chegando ao pico com cerca de 1,35 terabit por segundo.
Ainda em 2018, a Microsoft anunciou que havia feito uma acordo para adquirir o GitHub por US$ 7,5 bilhões.
Outra novidade foi que nesse mesmo ano, dia 19 de junho, o GitHub criou um projeto que oferece pacotes de educação gratuitos para todas as escolas chamado de GitHub Education.
Ainda sobre a aquisição do GitHub pela Microsoft, em 4 de junho de 2018, Satya Nadella, diretor executivo da Microsoft, pronunciou seu posicionamento sobre o código aberto afirmando: “A Microsoft é uma empresa que desenvolve em primeiro plano e, ao unir forças com o GitHub, fortalecemos nosso compromisso com a liberdade, a abertura e a inovação dos desenvolvedores. Reconhecemos a responsabilidade da comunidade que assumimos com este acordo e faremos o nosso melhor trabalho para capacitar cada desenvolvedor a construir, inovar, e resolver os desafios mais prementes do mundo.”
E uma das mais atuais calorosas discussões envolvendo o nome da GitHub foi após um discurso do fundador de um dos maiores e-commerce do mundo, a Alibaba. O Jack Ma disse que a cultura de várias horas de trabalho extra em empresas de tecnologia é “uma grande benção” para os jovens do país. Segundo Ma, o cronograma de trabalho “996” da indústria contém uma carga horária das 9h às 21h em seis dias da semana.
As palavras de Ma foram: “Muitas empresas e muitas pessoas não têm a oportunidade de trabalhar 996. Se você não trabalha 996 quando você é jovem, quando você pode trabalhar 996?”
E com esse discurso, houveram calorosas discussões e protestos vindos de outras empresas de tecnologia, inclusive de ativistas da GitHub da Microsoft, que lançou um projeto intitulado “996.ICU”, no qual os profissionais de tecnologia listam o Alibaba como uma das empresas que tem algumas das piores condições de trabalho.
Com a Pasquali Solution você pode encontrar várias soluções em tecnologia da informação para sua empresa. A Pasquali Solution é uma empresa B2B que está há quase duas décadas no mercado de negócios, atuando no nicho de tecnologia da informação com o core business em alocação de profissionais de TI.
Entre em contato conosco para maiores informações sobre nossos serviços. Será uma satisfação atendê-lo e entender melhor sobre o seu projeto.