Na postagem anterior, pontuamos para vocês alguns dos malefícios que uma má Gestão de TI poderia ocasionar em seu negócio. E após a lista anterior apresentar os problemas que podem levar sua empresa a falência, hoje, resolvemos listar algumas dicas de possibilidades que podem salvar sua empresa, mostrando que sim, há sempre uma luz no final do túnel. A seguir, pontuaremos excelentes maneiras de obter ótimos resultados por meio de uma Gestão de TI bem feita.
Vamos às dicas:
O primeiro passo a ser dado, e o mais importante, é dar mais atenção a esse tipo de prática. Preocupar-se com a Gestão de TI e aplicar as melhores práticas é a decisão mais relevante a ser tomada, aproveitando a experiência de quem já passou por fases de prejuízos, do caos até as melhores práticas. E dentro destas melhores práticas para a gestão em TI, temos: planejamento, organização, direção e controle, que são, na verdade, a base para os próximos passos. Tomando como norte esses passos basilares, a garantia do sucesso do gerenciamento estratégico de TI da sua empresa é certo.
Organizar e classificar ativos
Podemos começar mencionando que um dos grandes desafios dentro da gestão de TI está diretamente relacionado à grande quantidade de ativos que precisam ser gerenciados. Sim, sabemos das dificuldades de ter esse controle e garantimos que vai além da lista de equipamentos de informática disponíveis na empresa. É importante mencionar que dentro das boas práticas em gestão de TI recomendadas é preciso entender e classificar, por exemplo, as versões de hardware e seu controle de atualizações, a previsão de vida útil e os objetivos da aquisição. Essa classificação e controle tem vários objetivos. A primeira delas é que toda empresa precisa ter o controle de ativos, não só dos equipamentos de informática, mas de todos os bens que são considerados como investimentos realizados. Partindo de uma cadeira, balde, lixo, servidor, etc. Essa parte atende a requisitos legais – existem setores da administração responsáveis por isso.
É válido mencionar que não adianta, por exemplo, investir em um servidor com características para atender o gerenciamento de dados, já que sabemos que o foco maior está no processamento e então, depois, descobrir que o ativo está atendendo como servidor de arquivos e que, na verdade, a principal característica deve ser o armazenamento em disco. É sabido que além do desvio dos objetivos dos ativos, a falta de controle resulta na continuidade de problemas que foram identificados anteriormente, que justificaram o investimento, mas que infelizemente não trouxeram a solução esperada.
Identificar e classificar os softwares em sua empresa (SAM)
Similar aos ativos de hardware, o controle de softwares também é importante para uma gestão eficiente em TI. Podemos dizer que os princípios são os mesmos vistos anteriormente. Entretanto, o impacto das soluções em software é diferentes quando comparado ao hardware. O uso de software nas empresas atendem a requisitos específicos. Por exemplo, as legislações do governo, a regulação de determinados setores e, principalmente, o atendendimento dos requisitos dos clientes, o que nos conduz a um controle rigoroso quanto às versões de software e suas atualizações. Todavia, uma nova versão de software não implica em atualização para toda a empresa. É preciso avaliar o impacto das mudanças quanto aos requisitos que precisam ser atendidos. É importante mencionar que uma atualização não planejada pode paralisar toda as operações e causar grandes impactos financeiros.
Monitorar ativos
Vamos lembrar você de outra etapa imprescindível que acontece após a classificação e organização dos ativos de hardware e software, que é o monitoramento. Com o foco voltado às boas práticas de gestão em TI é possível fazer o gerenciamento eficiente dos ativos. É necessário concentrar-se na emissão de relatórios com informações relevantes para os gestores de tecnologia. Outro ponto importante é o monitoramento de forma eficiente, o que pode resultar em decisões mais eficazes e estratégicas bem elaboradas em relação aos investimentos em tecnologia. Tomando como base as informações atuais, é possível que os gestores consigam viabilizar orçamentos corretamente e distribui-los para todos os setores da empresa.
Gestão de Dispositivos Mobile
Esse processo direcionado aos dispositivos móveis está relacionado aos ativos de hardware e softwares e é muito importante conduzi-lo de forma diferenciada. De forma que, por causa de sua mobilidade, os colaboradores passaram a levar informações da empresa para diferentes lugares, sem um controle mais próximo a respeito de informações sensíveis e estratégicas da empresa. É válido lembrar que uma gestão eficiente em TI precisa estar agilmente conectada com assuntos relacionados a espionagem, perda de informações e roubo de dados. Devemos mencionar que é necessário e já existem políticas e boas práticas aplicadas a esses equipamentos que evitam incidentes de segurança e perdas financeiras.
Prevenir Vulnerabilidades
Uma das prioridades na área de gestão de TI é a segurança da informação. Mesmo com enormes esforços e atualizações em novas tecnologias, processos e certificações, devemos viver em constante vigilância com relação a ameaças de ataques virtuais. O grande desafio para os gestores de TI é a conscientização. Garantir a segurança da informação é uma responsabilidade compartilhada. O gestor em tecnologia fica com a incumbencia e a obrigação de aplicar de forma correta os investimentos e políticas de segurança. Todavia, cada colaborador tem o dever de seguir os direcionamentos e as melhores práticas aplicadas para a empresa.
Outsourcing em TI
Entedemos a vulnelabilidade que as empresas sofrem com uma má gestão de TI. Portanto, vamos falar sobre Outsourcing de Tecnologia da Informação e mostrar que é super válido você, como Gestor de sua empresa, preocupar-se com o core business e deixar nas mãos de profissionais da área dessa área a incumbencia de gerir o setor de TI.
Nós, aqui da Pasquali Solution, acreditamos que esse método de terceirização de TI pode beneficiar vários departamentos da sua empresa. É importante mencionar que estamos incluindo nesse processo a parte de operações, cadeia de suprimentos e recursos humanos. Todavia, é de extrema relevância deixar claro que a responsabilidade pelos resultados de uma estratégia de outsourcing em TI está ligada aos gestores de tecnologia.
Vamos frisar que o nosso intento é não só oferecer uma ótima estratégia de terceirização de TI, mas também fornecer a melhor tecnologia ao menor custo. É importante mencionar que é possível alcançar as transformações que você necessita para seu negócio, porém, é imprescindível aplicar as melhores práticas em TI para isso.
Vamos pontuar aqui também que, além dos benefícios de economizar em custos na busca de contratações, outro ponto forte das razões pelas quais as empresas utilizam Outsourcing de TI é a eficiência, maior produtividade e a oportunidade de se concentrar nas funções do negócio. Além disso, muitas empresas estão buscando nos fornecedores de terceirização a criação de centros de inovação. Por não existir um modelo único a ser aplicado para o Outsourcing de TI, a estratégia a ser adotada é básicamente focar nos objetivos de cada empresa.
A Pasquali Solution é uma empresa B2B lider na área de alocação de profissionais de TI. Estamos há quase duas décadas nesse nicho. Conte conosco para fazer sua empresa crescer de forma exponencial.
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