O que um cientista de dados faz?
Um cientista de dados examina quais perguntas precisam de respostas e onde encontrar os dados relacionados a elas. Eles têm um discernimento de negócios e habilidades analíticas aguçadas e a capacidade de minerar, limpar e apresentar dados. Empresas usam os cientistas de dados para extrair, gerenciar e analisar aglomerados de dados desestruturados. Os resultados então são sintetizados e comunicados para os investidores chave de modo que decisões estratégicas sejam mobilizadas em uma organização.
A perspectiva de trabalho para esses cientistas é ótima. A Glassdoor mostrou que existem mais de 5000 vagas para estes cientistas nos últimos anos, e salários anuais excelentes que as acompanham. Profissionais de ciência de Dados com a experiência e educação apropriadas tem a oportunidade de deixar a sua marca em algumas das maiores e mais avançadas empresas do mundo.
Novamente, com um olhar mais preciso, cientistas de dados efetivos conseguem identificar questões relevantes, coletar dados de uma gigantesca variedade de fontes, organizar as informações, traduzir os resultados em soluções e comunicar seus achados de uma forma que afeta as decisões de um negócio positivamente. Essas habilidades são necessárias em praticamente todas as indústrias, levando cientistas de dados especializados a ter um valor crescente para as empresas.
Os cientistas de dados da Pasquali Solution são altamente qualificados, eles podem se aprofundar e muito no oceano dos dados e estatísticas e retornar com um tesouro perspicaz para ajudar os clientes a fazer decisões empresariais sólidas. Eles podem adquirir dados, entendê-los, extrair o seu valor, comunicá-los de forma clara para os decisores e ser parte de um time vital que traz uma mudança positiva.
“A habilidade de pegar dados – poder entendê-los, processá-los, extrair o valor deles, visualizá-los, comunicá-los – será uma habilidade de grandiosa importância nas próximas décadas”
- Hal Varian, Chefe Economista na Google e professor de ciências de dados, negócios e economia na UC Berkeley.
Por último, sabe-se que uma das principais tarefas dadas aos cientistas de dados é a de “prever” o futuro. A IA pode fazê-lo, é claro, mas as soft skills como visualização de dados viriam para a vanguarda das habilidades de um cientista de dados. A necessidade por esses cientistas não apresenta nenhum sinal de desaceleração nos próximos anos. O LinkedIn mostra que o cientista de dados foi uma das profissões mais promissoras em 2021, junto de múltiplas habilidades relacionadas a ciência de dados como as mais necessitadas pelas empresas.