De acordo com Arvind Krishna, presidente da IBM, a gigante de tecnologia americana, a inteligência artificial e a computação em nuvem serão ainda mais importantes depois da crise.

Devido à rápida migração dos negócios para o ambiente digital durante a pandemia do novo coronavírus, essa tendência veio para ficar e as companhias devem adaptar suas operações de TI para conseguir lidar com a nova demanda. Este é o ponto de vista da empresa americana IBM, que anunciou um novo conjunto de produtos e serviços voltados para melhorar a infraestrutura de tecnologia das empresas com o uso de inteligência artificial e soluções para redes 5G.

O novo presidente da companhia, Arvind Krishna, afirmou que a transformação digital dos negócios se acelerou de forma inédita durante essa pandemia. De acordo com ele, é necessário que as empresas “preparem o terreno” para o mundo pós-covid-19, em que haverá uma integração cada vez maior entre as operações digitais e físicas.

Diante do cenário atual, duas tecnologias são imprescindíveis, segundo o executivo: a inteligência artificial e a capacidade de as empresas operarem em uma nuvens híbridas, que misturam serviços hospedados em data centers de terceiros (a nuvem pública) e serviços em data centers da própria empresa (a nuvem privada).

“A jornada da transformação que deveria durar alguns anos está agora sendo compactada em alguns meses”, disse o executivo. “Se existe uma lição desta pandemia da covid-19 é a importância crítica das soluções de tecnologia que permitem agir com velocidade, flexibilidade, discernimento e inovação.”

O executivo participou da abertura da conferência anual da IBM, chamada de Think IBM, que este ano foi realizada de forma virtual por causa da atual situação global. Este é o primeiro grande evento público da IBM desde que Arvind Krishna assumiu o cargo de presidente, no início de abril, no lugar da executiva Ginni Rometty. Depois de oito anos à frente da IBM, Rometty decidiu deixar a presidência da empresa no início de 2020. Durante a sua gestão, a IBM fez um amplo investimento em novas tecnologias nos ramos de inteligência artificial, computação em nuvem e computação quântica.

Dando continuidade a essa estratégia, Arvind Krishna anunciou o lançamento de novos produtos e serviços que usam a inteligência artificial para automatizar processos de TI e oferecer maior capacidade de processamento em nuvem. Uma das novidades é a ferramenta Watson AIOps. O novo sistema de inteligência artificial permite que as empresas detectem em tempo real anomalias nas suas redes internas, para identificar com agilidade possíveis quedas e interrupções nos serviços ou possíveis ataques. A ferramenta já está sendo usada por startups como o serviço de hospedagem de arquivos Box e o aplicativo de gestão de trabalho Slack.

Além da novidade, a empresa também apresentou novos produtos que ajudam a automatizar tarefas e processos operacionais internos das empresas e a criar plataformas automatizadas de atendimento aos clientes.

Outra solução apresentada é um sistema que permite às empresas gerenciar os serviços digitais para os seus trabalhadores que ficam em campo, em operações remotas. De acordo com a IBM, o novo sistema, batizado de IBM Edge Application Manager, permite que um só administrador gerencie ao mesmo tempo mais de 10.000 equipamentos conectados à rede da empresa. A solução é voltada para o modelo conhecido como “edge computing” (ou “computação na ponta”). É a ideia de que todo o processamento é feito em equipamentos conectados que estão na ponta final de uma rede.

A companhia espera que este tipo de serviço seja cada vez mais requisitado pelas empresas em um mundo em que os serviços digitais estarão disseminados no dia a dia das pessoas, seja no trabalho, seja em atividades pessoais.

“As plataformas tecnológicas são a base das vantagens competitivas do século 21. Elas determinam o quão rápido uma empresa pode se readequar para atender novas oportunidades de mercado, o quão bem ela serve os seus clientes, o quanto ela pode crescer e o quão rápido ela pode responder a uma crise como a que estamos enfrentando hoje”, disse o presidente da IBM, Arvind Krishna.

Apesar da necessidade de as empresas se adaptarem ao novo contexto digital, uma dificuldade é convencer as companhias a fazerem grandes investimentos de TI num momento de recessão econômica. Nessa situação, muitas empresas devem rever os seus gastos com as suas operações e com as suas infraestruturas de TI, e novos investimentos tendem a ser adiados.

Segundo a consultoria IDC, especializada no setor de tecnologia, somente na América Latina, o setor de TI deve ter uma queda de 15 bilhões de dólares em receitas em 2020. Na divulgação do seu último balanço em 20 de abril, a própria IBM anunciou uma redução de 3% das vendas e de 26% no lucro líquido no primeiro trimestre de 2020 por causa da crise do novo coronovírus e decidiu retirar as suas previsões aos investidores sobre o faturamento para 2020 por causa do cenário de incerteza. Apesar da urgência da transformação digital, é possível que nem todas as empresas tenham condições de mudar na velocidade necessária.

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