Com um mercado competitivo e impulsionado por inovação nem sempre é fácil manter-se conectado com os stakeholders, não é verdade? Portanto, para manter um bom relacionamento com stakeholders e fazer com que sua empresa continue crescendo, é imprescindível seguir algumas regras para estreitar essa aliança.
Quem são os stakeholders?
A melhor definição desse termo, que tem origem na língua inglesa, é: stake – parte interessada – e holder, que nada mais é que possuinte. Portanto, podemos definir como stakeholder toda pessoa ou grupo que possua interesse ou capacidade de legitimar ações de uma organização, desempenhando papel de gestão direto ou indireto.
Os stakeholders podem ser:
- investidores;
- fornecedores;
- funcionários;
- ONGs;
- órgãos e instituições do estado;
- sindicatos;
- associações.
Qual a importância de compreender quem são os stakeholders da sua empresa?
É imprescindível tomar nota de quem são e de como lidar com os stakeholders para que haja a compreensão do quão é importante a existência deles para a organização. Trata-se de uma informação estratégica para a tomada de decisão, uma vez que se pode decidir, por exemplo, sobre a continuidade ou não da relação com base no custo-benefício.
Portanto, os stakeholders devem ser listados e classificados de diferentes formas, de acordo com as necessidades e os perfis das partes. Um tipo de classificação é a colocação em hierarquias: primários, secundários ou marginais.
Outra forma de classificá-los é conforme a atitude do stakeholder com a organização. Assim, eles podem ser colocados como apoiadores, cujo posicionamento é mais positivo e sujeito a oportunidades, ou resistentes, que não se submetem a mudanças com facilidade e podem até representar uma ameaça na continuidade da relação.
Portanto, o mapeamento serve como um norte para ajudar a conhecer quem são seus stakeholders, auxiliar na compreensão de como funciona o relacionamento com eles e de que forma ele pode ser melhorado. É uma maneira de tirar ainda mais proveito dessa relação, de ambos os lados.
Insira a sustentabilidade
Este tema tem se tornado cada vez mais falado e imprescindível para as corporações. Infelizmente, atualmente, ainda são poucos os empreendedores que se preocupam em desenvolvê-la — e isso vale tanto para o viés social como para o econômico e o ambiental. Todavia, inserir essa pauta é fundamental para empresas que planejam desenvolver uma boa imagem e melhorar a marca no mercado.
Devemos lembrar que os gestores que realmente se preocupam com o tema conseguem melhorar o relacionamento com stakeholders antigos, além de atrair novos para seu negócio. É válido lembrar que os benefícios vão muito além disso! Ao promover a sustentabilidade econômica da empresa, é possível desenvolver práticas de logística reversa, criar ações sociais para a comunidade e ainda melhorar a cultura organizacional, aproximando funcionários e clientes.
Invista em tecnologia
Atualmente, contamos com diversas ferramentas tecnológicas para auxiliar as organizações no relacionamento com stakeholders. Softwares, aplicativos e até a Inteligência Artificial podem ser usados para a troca de informações e análise de dados.
Dessa forma, dá para melhorar bastante a comunicação e a interação com os usuários. Também é possível comparar resultados e encontrar soluções mais eficientes para tornar a relação mais transparente e colaborativa, de modo mais rápido e com um custo bem menor.
Retorne ligações e e-mails
Esse é um dos pontos mais importantes para estreitar os laços com os stakeholders. Uma simples resposta ou ligação pode aproximá-lo de um cliente, parceiro, funcionário ou mesmo de um sócio difícil de lidar. Não perca essas oportunidades de contato, pois a omissão pode resultar na perda de uma ótima relação.
Entre em contato conosco e saiba como podemos te auxiliar a inserir a solução de tecnologia certa para seu negócio crescer de forma exponencial, bem como inserir a melhor ferramenta tecnológica para melhorar sua comunicação, possibilitando o estreitamento dos laços com seus stakeholders.