Com o avanço das tecnologias, o estilo de vida da humanidade mudou totalmente. Estamos cada vez mais conectados ao ambiente online e nossa forma de viver e interagir com o mundo e as pessoas mudou totalmente se comparado a décadas atrás, sobretudo, antes do advento internet. Hoje, absorvemos informação de forma instantânea. 

Até poucos anos atrás, víamos que as marcas não se importavam em conquistar o cliente, o que hoje tornou-se imprescindível para o sucesso da empresa.  

No artigo de hoje vamos entender mais sobre o consumidor 4.0 para que  possamos compreender melhor sobre o tema e analisar se sua empresa já está preparada para atender esse público. 

Estamos diante de um público exigente, haja vista que a informação está apenas a um clique de distância. Estamos diante de uma geração de clientes marcada pelo alto nível de exigência, pela total adaptação ao digital e pelo amplo e fácil acesso à informação.

Esse perfil tem características bem específicas, pois, na hora de optar por uma marca, um dos primeiros fatores é analisar a qualidade do atendimento. Não basta apenas vender um produto interessante. É fundamental envolver, mas usando os meios e as plataformas certas para atrair esse consumidor.

Levando em consideração que estamos na era da transformação digital, podemos enxergar várias mudanças profundas que geraram impacto no consumo.

É imprescindível lembrar que o consumidor atual exige personalidade, proximidade de valores e alinhamento ao pensamento. De certa forma, tem a demanda por uma comunicação e relação mais digitalizada.

As redes sociais têm um impacto muito grande na vida da sociedade, e o consumo refletiu isso. Portanto, deve-se enxergar uma lacuna de oportunidade neste sentido. É imprescindível que o perfil da empresa nas redes sociais seja adequado a atuar de forma que não exponha só publicidade ou apenas produtos e serviços, mas estreitamento de laços com o cliente, observando suas dores e desejos. 

O atendimento, por exemplo, é um dos fatores mais considerados pelo consumidor 4.0, como falamos anteriormente. Ele exige canais digitais em que possa se comunicar, de modo que faça isso dentro de seus hábitos diários. Se ele usa a internet para tudo, também quer ser atendido por ali.

Dentro desse conceito de experiência, é possível destacar alguns fatores que conquistam o consumidor 4.0, como:

  • publicidade inovadora;
  • uso do storytelling;
  • alinhamento de valores entre público e marca;
  • atendimento humanizado e feito por vários canais;
  • empresa mais próxima e que trate o consumidor como parte do negócio;
  • integrações entre varejo e online.

Um breve resumo do consumidor 4.0 

Consumidor 4.0: serviço humanizado e personalizado fazem parte de suas exigências e a resolução de seus problemas devem chegar de maneira rápida e eficaz. Ele quer acompanhar de perto todos os processos da compra, além de ser colaborativo com outros compradores. Para acompanhar suas necessidades é fundamental a adoção de uma plataforma de atendimento omnichannel. Ela permite uma variedade de canais de atendimento integrados, que facilita a visão dos problemas e processos e trata o consumidor com individualidade.

Devemos compreender que, para conectar sua empresa com o consumidor 4.0, é imprescindível montar uma estrutura de comunicação por vários canais que chamamos de plataforma omnichannel. Para otimizar esses processos em sua empresa entre em contato conosco e saiba como podemos te auxiliar no crescimento de sua empresa de forma exponencial. 

A Pasquali Solution é uma empresa do nicho B2B com core business em alocação de profissionais de TI. Estamos há quase duas décadas atuando em geração de soluções de TI para vários segmentos do mercado. 

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