Existem diferentes maneiras que posem ser usadas para estimar o tempo e preço de um projeto de software. Aqui estão os três métodos mais comuns:
- Julgamento de Expert: Essa abordagem envolve usar a expertise e experiencia de experts nos assuntos para estimar o tempo e custo de um projeto. Isso pode ser especialmente útil para projetos com um alto nível de incerteza ou complexidade.
- Estimação Análoga: Essa abordagem envolve o uso de dados de projetos passados que eram similares para estimar o tempo e custo do projeto atual. Isso pode ser uma maneira efetiva e rápida de fazer estimativas grosseiras, mas é importante considerar com cuidado as similaridades e diferenças entre os projetos atuais e passados.
- Estimação ascendente: Essa abordagem envolve a quebra de um projeto em tarefas menores e estimar o tempo e custo para cada tarefa, individualmente. As estimativas para as tarefas individuais são então somadas para que uma estimativa total do projeto seja adquirida. Esse método pode ser mais preciso do que os outros métodos, mas também pode tomar muito mais tempo e precisar de um nível alto de detalhes.
Vale a pena notar que nenhum método de estimação é perfeito, e é aconselhável que se use uma combinação de métodos para alcançar uma estimativa ainda mais precisa. Também é importante notar que existem potenciais tendenciais, e a validação cuidadosa dessas estimativas garante que elas sejam realistas e confiáveis.
Novamente, empresas de sucesso conseguem efetuar as três abordagens e trabalhar de acordo com o objetivo de prever tempo e preço de uma maneira justa e comercializável. Conforme o tempo, esse processo pode se tornar mais avançado e instintivo.
A Pasquali Solution possui mais de duas décadas de trabalho na indústria de TI e já provou estar no mesmo nível dos melhores. Nós sempre temos usado essas três abordagens quando determinamos fatores de gerenciamento de custos e tempo. Como já foi dito, é sábio efetuar as três abordagens e fazer a melhor seleção possível para que uma estimativa equilibrada e justa seja dada ao cliente.